domingo, 25 de setembro de 2011

Lógica

Yappo (^~^) como vão?
Acabei de voltar de uma aula de lógica e adivinha o que eu descobri:
MEU PROFESSOR É UMA CRIANÇA (ò.ó)
Acredita que ele tava fazendo uma questão, eu mostrei pra ele um jeito mais fácil, aí ele disse "eu tinha feito desse jeito coma outra turma, mas eles não gostaram" aí o outro aluno disse "eu prefiro o jeito dela" aí a outra concordou e ele ficou bravo e disse "então ela vem dar aula no meu lugar e eu fico só assistindo". Bem, tem gente que não se toca (=p).
Mas eu não vim aqui só para falar sobre o meu dia, eu descobri que sou capaz o suficiente pra ensinar lógica (agradecimentos ao meu professor criança e ao Alecson, que foi meu primeiro professor de lógica).
Enfim, resolvi colocar aqui as minhas anotações (=o). Chega de enrolação e vamos trabalhar (na verdade estudar, mas ok). Ah, só avisando que vou fazer vários posts sobre lógica, um com cada assunto, então é como se essa fosse a "aula 1".

Bom, para começar temos que saber o que é uma proposição. Nas palavras difíceis do livro, proposição é toda sentença expressa em palavras ou símbolos que exprima dentro de um contexto, um juízo ao qual se possa atribuir somente dois valores lógicos possíveis: Verdadeiro ou Falso.
Se você entendeu lendo só uma vez, parabéns, você é mais inteligente que eu (=p). Simplificando, proposição é uma frase afirmativa que pode ser verdadeiro ou falso.
Questão surpresa pra entenderem melhor:


1 - Qual das frases abaixo não é uma proposição?
a) A raiz quadrada de 144 é 12.
b) A terra é redonda.
c) O sol é frio.
d) Eu amo todos meus leitores!
e) Ele é feio.

Bom, eu espero que vocês tenham pensando "é a letra c" porque é o mais sensato de se pensar, creio eu. Mas a pergunta está pedindo para você dizer qual das frases não é uma proposição, e não pedindo pra você julgar o que é verdadeiro ou falso. Como eu falei antes, é uma frase afirmativa, afirmativa é que termina em ponto final (.) então a resposta correta seria "Eu amo todos meus leitores!" porque está exclamando, e não afirmando. Isso é a essência do raciocínio lógico, portanto não comentam esse erro, sim?

Bom, no raciocínio lógico existe uma coisa chamada conectivos lógicos, cada um tem um símbolo e uma denominação.

Termo — Expressão                               Símbolo                                     Denominação
Não                                                                ~                                              Negação
E                                                                    Λ                                              Conjunção
Ou                                                                  V                                              Disjunção
Se... Então                                                                                  Condicional
Se e somente se                                                                          Bicondicional
Ou... ou...                                                       V                                              Disjunção exclusiva

Bom, por hoje é só, no próximo post eu falarei sobre cada conectivo e passarei tarefinha (*o*). E claro que vou passar uma agora, bem, claro que você só vai resolver se gostar, eu acho divertido. Esse exercício é de lógica, não é necessário os conectivos ainda então vocês devem ser capazes de responder. Na próxima "aula" darei as respostas desse exercício.

1 - Em uma urna contendo 2 bolas brancas, 1 bola preta, 3 bolas cinzas, acrescenta-se 1 bola, que pode ser branca, preta ou cinza. Em seguida retira-se dessa urna, sem reposição um total de 5 bolas. Sabe-se que 2 das bolas retiradas eram brancas e que não restaram bolas pretas na urna após a retirada. Em relação as bolas que restaram na urna, é correto afirmar que:
a) Ao menos uma é branca.
b) Necessariamente uma é branca.
c) Ao menos uma é cinza.
d) Exatamente uma é cinza.
e) Todas são cinza.

2 - Em relação a um código de cinco letras, sabe-se que:

  • TREVO e GLERO não tem letras em comum com ele;
  • PRELO tem uma letra em comum com ela, que está na posição correta;
  • PARVO, CONTO e SENAL têm, cada uma duas letras em comum com ele, uma que está na mesma posição, a outra não;
  • MUNCA tem com ele três letras em comum, que estão na mesma posição
  • TIROL tem uma letra em comum com ele que está na posição correta.
O código a que se refere o enunciado é:
a) MIECA
b) PUNCI
c) PINAI
d) PANCI
e) PINCA

3 - Essa sequência de palavras segue uma lógica:
  1. XALE
  2. JAPERI
  3. ?
Uma quarta palavra que daria continuidade de palavras segue uma lógica:
a) CASA
b) ANSEIO
c) URUBU
d) CAFÉ
e) SUA

4 - Durante um apagão, Amanda entrou em seu quarto, sem enxergar absolutamente nada, e abriu uma gaveta de sua cômoda onde havia apenas 20 luvas pretas, 16 luvas brancas e 10 luvas marrons misturadas e indistinguíveis ao tato. Desejando saber qual a quantidade mínima de luvas que Amanda deve apanhar para que tenha certeza de que pegou um par de luvar pretas é:
a) 28
b) 31
c) 32
d) 4
e) 2

5 - Considere que os símbolos ♦ ♣ que aparecem no quadro a seguir substituem as operações que devem ser efetuadas em cada linha, afim de se obter o resultado correspondente, que se encontra na coluna da extrema direita:






Observando os números logicamente, o número da ? é igual a:
a) 16
b) 15
c) 14
d) 13
e) 12

6 - Comparando-se uma sigla de três letras com as siglas MÊS, SIM, BOI, BOL e ASO. Sabe-se que:
  • MÊS não tem letras em comum com ela;
  • SIM tem uma letra em comum com ela, mas que não está na mesma posição;
  • BOI tem uma única letra em comum com ela, que está na mesma posição;
  • BOL tem uma letra em comum com ela, que não está na mesma posição;
  • ASO tem uma letra em comum com ela que está na mesma posição.
A sigla a que se refere o enunciado é:
a) BIL
b) ALI
c) LAS
d) OLI
e) ABI

7 - Se PRATO está para TROPA então 83172 está para:
a) 28731
b) 13287
c) 73281
d) 12378
e) 27138

8 - Repare que com um número de 5 algarismos, respeitada a ordem dada, pode-se criar 4 números de dois algarismos. Por exemplo: de 34712, pode-se criar o 34, 47, 71 e 12. Procura-se um número de cinco algarismos formados pelos algarismos 4, 5, 6, 7 e 8, sem repetição, Veja abaixo alguns números desse tipo e, ao lado de cada um deles, a quantidade de números de dois algarismos que esse número tem em comum com o número procurado.
O número procurado é:
a) 87546
b) 58746
c) 68745
d) 46875
e) 56874

E enfim, é isso, sobre lógica eu só vou postar daqui a 6 dias, porque como são 3 autores, cada um tem seu dia para ficar mais organizado (^~^) e não vou falar só de lógica (=p). Anyway, obrigada por visitarem o blog (*---*) parece que os acessos estão aumentando, mas ainda preciso de muito mais, sim? (>.<) Obrigada pelos leitores de sempre, e por favor deixem comentários, isso nos motiva a postar.

3 comentários:

  1. odeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeio isso nunca certo ¬¬

    ResponderExcluir
  2. Não aguento nem ver a palavra "lógica", minha mente é super limitada, se eu ler isso que você postou meus neurônios entrarão em degeneração de alto nível!

    ResponderExcluir

Não falem coisas más, sim? (>.<)
Críticas construtivas são bem-vindas (\o/)
Não faça spam e nem use palavras de baixo calão.
E obrigada por visitar o blog, volte sempre (^~^)