sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Estudo dos verbos notáveis

E aew galeree~! Hoje vou falar sobre verbos notáveis, pois é o conteúdo da minha prova de gramática, ou seja, estou usando o blog para aprimorar o meu conhecimento.

E como o próprio nome já diz, são verbos que necessitam de atenção, verbos especiais cuja conjugação pode fugir do paradigma.


1ª conjugação

I) Verbo AGUAR

Presente do Indicativo:
Eu aguo                        Nós aguamos
Tu aguas                      Vós aguais
Ele agua                       Eles aguam

Presente do Subjuntivo:
Que eu ague                 Que nós aguemos
Que tu agues                Que vós agueis
Que ele ague                Que eles aguem

E da mesma maneira conjugam-se os verbos derivados ao verbo "aguar".
Ex: Apaziguar

Presente do Indicativo:
Eu apaziguo                        Nós apaziguamos
Tu apaziguas                      Vós apaziguais
Ele apazigua                       Eles apaziguam

Presente do Subjuntivo:
Que eu apazigue                 Que nós apaziguemos
Que tu apazigues                Que vós apazigueis
Que ele apazigue                  Que eles apaziguem

II) Verbos terminados "EAR"
Todos os verbos terminados em "EAR" recebem a vogal "i" após radical em todas as pessoas do presente do indicativo, exceto: a primeira e a segunda pessoa do plural. Exemplo:

Presente do Indicativo:
Eu manusei                       Nós manuseamos (não tem "i" após o radical)
Tu manuseias                      Vós manuseais (não tem "i" após o radical)
Ele manuseia                       Eles manuseiam

III) Verbos terminados em "IAR"
Os verbos terminados em "IAR" são organizados em dois grupos, vejamos a seguir:

* 1° Grupo - é formado pelos seguintes verbos: mediar, ansiar, remediar, incendiar e odiar. Para facilitar o estudo, use a macete: MARIO.

Esses cinco verbos têm como paradigma o verbo "odiar", que creio que todos aqui saibam conjugá-lo.
Compare as duas conjugações a seguir e compreenda melhor:

Presente do Indicativo:
Eu odeio                 Nós odiamos
Tu odeias                Vós odiais
Ele odeia                 Eles odeiam
---------------------------------------
Eu anseio                Nós ansiamos
Tu anseias               Vós ansiais
Ele anseia                Eles anseiam

 * 2° Grupo - pertencem a este grupo todos os verbos terminados em "IAR" que não fazem parte do grupo anterior. Como paradigma temos o verbo "copiar". Exemplos:

Presente do Indicativo:
Eu copio                 Nós copiamos
Tu copias               Vós copiais
Ele copia                Eles copiam
---------------------------------------
Eu vigio                   Nós vigiamos
Tu vigias                 Vós vigiais
Ele vigia                  Eles vigiam

2ª conjugação

I) Verbo TER

Presente do indicativo: TENHO; TENS; TEM; TEMOS; TENDES; TÊM
Pretérito perfeito: TIVE; TIVESTE; TEVE; TIVEMOS; TIVESTES; TIVERAM
Pretérito imperfeito do ind.: TINHA; TINHAS; TINHA; TÍNHAMOS; TÍNHEIS; TINHAM

Presente do subjuntivo: TENHA; TENHAS; TENHA; TENHAMOS; TENHAIS; TENHAM
Pret. imperfeito do subj.: TIVESSE; TIVESSES; TIVESSE; TIVÉSSEMOS; TIVÉSSEIS; TIVESSEM
Futuro do subj.: TIVER; TIVERES; TIVER; TIVERMOS; TIVERDES; TIVEREM

Atenção: da mesma forma que se conjuga o verbo "ter", seguem o mesmo paradigma, todos os seus derivados. Exemplo:

Presente do Indicativo:
Eu mantenho              Nós mantemos
Tu manténs                Vós mantendes
Ele mantém                Eles mantêm

Não devemos nos esquecer que, nos verbos derivados do verbo "ter", acentuamos acento agudo na terceira pessoa do singular e acento circunflexo na terceira pessoa do plural. Exemplo:

Ele manTÉM / Eles manTÊM

II) Verbo HAVER
Observação importante - normalmente origina orações sem sujeito

Presente do indicativo: HEI; HÁS; HÁ; HAVEMOS; HAVEIS; HÃO
Pretérito perfeito: HOUVE; HOUVESTE; HOUVE; HOUVEMOS; HOUVESTES; HOUVERAM
Pretérito imperfeito do ind.: HAVIA; HAVIAS; HAVIA; HAVÍAMOS; HAVÍEIS; HAVIAM

Presente do subjuntivo: HAJA; HAJAS; HAJA; HAJAMOS; HAJAIS; HAJAM
Pret. imperfeito do subj.: HOUVESSE; HOUVESSES; HOUVESSE; HOUVÉSSEMOS; HOUVÉSSEIS; HOUVESSEM
Futuro do subj.: HOUVER; HOUVERES; HOUVER; HOUVERMOS; HOUVERDES; HOUVEREM

III) Verbo REAVER
Observações importantes:
- é defectivo e pode ser substituído pelo "retomar";
- seguem o paradigma do verbo "haver" nos tempos e pessoas onde há a letra "v"

É defectivo em: imperativos, presente do subjuntivo e no presente do indicativo (este com exceção da primeira e segunda pessoas do plural).


IV) Verbo PÔR
Observações importantes: o verbo "pôr", mesmo terminado em "or", pertence à segunda conjugação, pois vem da palavra em latim: "poner".

http://www.conjuga-me.net/verbo-p%C3%B4r

Todos os derivados do verbo "pôr" seguem o mesmo paradigma de conjugação.
Exemplo errado: Eu conti o choro.
Exemplo correto: Eu contive o choro.

IV) Verbo VER

http://www.conjuga-me.net/verbo-ver

Seus derivados são conjugados da mesma maneira.
Exemplo errado: Quando ele rever os pais.
Exemplo correto: Quando ele revir os pais.

V) Verbo PRECAVER-SE
 - Pronominal
 - Defectivo nas terceiras pessoas do singular e terceira do plural.

VI) Verbo REQUERER
Provavelmente, quando você leu esse verbo logo pensou: "É derivado do verbo querer".
Erradíssimo! É mais uma pegadinha da gramática portuguesa. O verbo "requerer" possui uma conjugação completamente diferente do verbo "querer". Não se engane!

http://www.conjuga-me.net/verbo-requerer

3ª conjugação

00) Verbo VIR

http://www.conjuga-me.net/verbo-vir

Seus derivados são conjugados da mesma maneira e, falando em derivados, não devemos nos esquecer da regra básica:

*3ª pessoa do singular -> acento agudo. Ex: "convém"
*3ª pessoa do plural -> acento circunflexo. Ex: "convêm"

Um comentário:

Não falem coisas más, sim? (>.<)
Críticas construtivas são bem-vindas (\o/)
Não faça spam e nem use palavras de baixo calão.
E obrigada por visitar o blog, volte sempre (^~^)