quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Guia das profissões

Yappo (*~*) hoje eu estava na casa de uma amiga, Yanna, e estávamos estudando história. Estudamos em menos de uma hora, mas acho que é porque eu de certa forma já sabia o conteúdo por causa das aulas, é só preguiça de estudar mesmo (>.<). Enfim, eu estava estudando sobre Roma, O império bizantino e A arábia maldita-como-diz-Yanna saudita. Enfim, no final do estudo ela ia sair e eu me interessei por uma revista, que é um guia de profissões e resolvi roubar dela (u.ú). Mais tarde eu resolvo [/ou não]. Enfim, a revista foi minha inspiração para esse post.
Mas nesse post, 'Vol I' (Perceberam que eu estou dividindo muito os posts? Bom, eu falarei de profissões de A-B. Porque se não vai ficar muito extenso, e em uma outra oportunidade falarei das 'C-D' (vocês não tem ideia como da trabalho copiar isso tudo u.u mas o próximo post, 'C-D' vão ser bem mais porque existem muitas 'ciências') e vou dividindo depois (>.<) Enfim, o índice de hoje é esse aqui:

  1. Administração
  2. Administração Pública
  3. Agronomia
  4. Arquitetura e urbanismo
  5. Biblioteconomia
  6. Biotecnologia
Eu ainda acho que ficou bem extenso, mas é um guia de profissões, então tem que ser extenso mesmo (>.<) e ainda falta muito (u.u) mas enfim, chega de enrolação, espero ajuda vocês a escolherem!


Administração
O administrador estabelece objetivos e mobiliza recursos financeiros, tecnológicos e humanos para transformar essas metas em resultados. Os profissionais da área têm como atividades o desenvolvimento de pesquisa de mercado, elaboração de planos de negócios, criação de produtos, captação e desenvolvimento de pessoas, análise e racionalização de processos produtivos, administração de material e patrimônio, administração financeira e gestão ambiental; logística, administrando o fluxo produtivo das empresas; análise de sistemas, gestão da informação e Marketing. Além de empresas e indústrias, o administrador pode atuar em escolas, hospitais, clubes esportivos, propriedades rurais, fundações, cooperativas, organizações pública e do terceiro setor.

Administração pública
O graduado em Administração Pública está habilitado para atuar em todas as questões associadas ao interesse público — passando a ser neste caso também um gestor social. O profissional da área tem como marca uma forma de agir pautada pelo princípio da democracia e da escuta, sendo capaz de fazer a ponte entre aquilo que seriam os interesses e demandas da sociedade e a sua transformação em ações que se dariam em diversos espaços, inclusive em empresas. Para isto, ele utiliza, além dos conhecimentos básico da Administração, também Economia, Ciência Política, Sociologia e Direito, sendo sua formação essencialmente multidisciplinar. Exemplos de suas atividades são a elaboração de políticas, implementação de programas de responsabilidade, organização de projetos de financiamento em bancos governamentais, coordenação de processos licitatórios e contratos administrativos. Ainda exercem atividades voltadas para o gerenciamento financeiro de empresas, através da elaboração do plano de metas; execução de diagnóstico e prestação de serviço de orientação, fazendo projeções e realizando administração de bens e valores.

Agronomia
Desde o preparo do solo ao beneficiamento dos produtos colhidos, o engenheiro agrônomo atua em todas as fases da produção agrícola. Ele pode trabalhar tanto com foco nas plantações — com manejo de culturas, produção de sementes e mudas, tratamento de doenças de plantas, estudo de formas adequadas de eliminação de pragas, mecanização de produção — quanto na área animal, com a criação de animais, melhoramento de raças, prevenção de doenças em rebanhos e reprodução. O profissional atua ainda nas áreas de Defesa Sanitária (controle e inspeção animal e vegetal); Economia e Administração Agroindustrial (administração das operações de distribuição e venda de produtos agrícolas); Engenharia Rural (Projeto e acompanhamento da construção de obras em fazendas, por exemplo, montagem de sistemas de irrigação); Fitotecnia (estudo dos vegetais — cultivo, colheita, produtividades e industrialização); Indústria e Comercialização de Alimentos (supervisão da qualidade dos produtos de origem animal e vegetal); Manejo Ambiental (exploração racional dos recursos naturais); Produção Agroindustrial (gerenciamento da industrialização de produtos agrícolas) e Silvicultura (recuperação de matas devastadas e manejo de áreas de reflorestamento). Ainda são atribuições a classificação e estudo dos solos e bacias hidrográficas, produção de fertilizantes e inseticidas.

Arquitetura e urbanismo
Projetar, planejar, construir edificações, e ainda, elaborar os espaços urbanos e regionais são as mais conhecidas e difundidas atribuições de um arquiteto-urbanista. Entretanto, a diversidade de campos de trabalho desse profissional permite uma atuação muito ampla, respaldada pela legislação que regulamenta a profissão e garantida por uma formação que conecta e integra diversas áreas do conhecimento. Sendo assim, compete ao arquiteto e urbanista, sob o ponto de vista legal, todas as atividades referentes a edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística, projeto de interiores, planejamento físico, urbano e regional. Em parceria com o engenheiro civil, o arquiteto acompanha o andamento de construções e gerencia custos e mão de obra. Na área de urbanismo, desenvolve planos na orientação do crescimento de cidades e projetos de habitação, de transportes e de saneamento. Ele também pode desempenhar atividades no campo do Desenho Industrial, desenhando objetos como móveis e utensílios domésticos, e na área de Comunicação Visual, criando marcas e embalagens, capas de livros, discos e outros produtos. Não somente a funcionalidade, mas o conforto também é foco das atividades do arquiteto-urbanista, que pode planejar as condições de acústica, temperatura, iluminação e ventilação de ambientes.

Biblioteconomia
Uma das profissões mais antigas da humanidade — estima-se que tenha iniciado com o trabalho dos monges copistas (que copiavam, a mão, livros e documentos) — a Biblioteconomia consiste basicamente em avaliar, organizar e classificar as informações para que o público tenha um melhor acesso a elas; Esse profissional faz a análise e administra a informação em bibliotecas, bancos de dados, centros de documentação, sistemas de informação, sites, dentre outros. Na análise da informação, seu ofício consiste em avaliar, selecionar, classificar e indexar obras como livros, documentos, fotos, CD's, DVD's, vídeos e partituras. Ele ainda pode atuar no planejamento e organização de bibliotecas e centros de documentação ou montar e manter bases de dados. Também é sua atividade coordenar a formação de acervos e promover a leitura. Pode-se dizer que o bibliotecários, através de seu trabalho, é uma espécie de administrador de dados e disseminador de informações técnicas, científicas e culturais.

Biotecnologia
Não é de hoje que a Biotecnologia está no nosso cotidiano. Desde a antiguidade que a utilização de agentes biológicos está presente na vida do homem. Exemplo disso é o uso de leveduras para fabricação de vinhos, pães e queijos. Mais recentemente, temos as vacinas, que salvaram milhões de vidas. Presente em várias áreas de pesquisa, a Biotecnologia é uma ciência que conversa com Genética, Robótica, Engenharia Química e até Direito. São atividades do biotecnólogo a análise e manipulação de genes, transformação celular, cultivo e regeneração de células e tecidos, além de extração e modificação de biomoléculas. O graduado pode centrar seus esforços em diferentes campos, um deles, a indústria farmacêutica. Nela, pode trabalhar com imunologia, na criação de vacinas, Pode embasar cientificamente a industrialização de biossensores, kits de diagnóstico, hormônios e soros. Ainda na saúde, ajuda na compreensão de doenças ou estuda medicamentos mais eficazes e com menos efeitos colaterais. No agronegócio, propicia, através de melhoramento genético, plantas e rebanhos mais resistentes, alimentos mais nutritivos ou com ação terapêutica, além de bioinseticidas. Na Biotecnologia Ambiental, constroem sistemas — como tratamento de lixo e esgoto — que minimizem os impactos causados pela atividade humana. No setor de energia, elaboram biocombustíveis e estimulam a eficiência energética.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não falem coisas más, sim? (>.<)
Críticas construtivas são bem-vindas (\o/)
Não faça spam e nem use palavras de baixo calão.
E obrigada por visitar o blog, volte sempre (^~^)