quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Chrono Cross


       E se você fosse vítima de um fenômeno sobrenatural misterioso e como resultado fosse teletransportado para um mundo igual ao nosso em que você morreu há 10 anos atrás? Essa é a problemática enfrentada pelo personagem principal de um dos maiores clássicos do PlayStation: Chrono Cross. O jogo foi desenvolvido com caráter RPG, escrito e dirigido por Masato Kato e publicado pela Square. Atingiu um sucesso digno como sequência de outro jogo de grande sucesso: Chrono Trigger (jogo que o antecedeu, lançado para Super Nintendo). Embora seja a sequência de Chrono Trigger, não é necessário ter jogado seu antecessor para entender a história.

Vídeo-abertura



Enredo

       O jogo inicia em uma construção misteriosa, onde o jovem protagonista, Serge, está percorrendo, acompanhado de uma garota loira conhecida como "Kid" e um personagem aleatório. Através de uma espécie de teletransportador, os personagens são enviados a uma plataforma inconcebivelmente alta que também faz parte da construção. Através de uma ponte, Serge chega a uma grande porta, e por nervosismo demora para abri-la. Provavelmente algo muito importante há atrás daquela porta, pois é possível ao jogador ouvir os batimentos cardíacos do garoto. Ao abri-la, um gatilho de imagens dispara na cabeça de Serge, representando cenas que não têm nexo com sua realidade.
        Serge logo acorda, percebendo que estava apenas sonhando. Levanta-se então da cama e sai do quarto. Ao sair, sua mãe o lembra que ele combinou de se encontrar com Leena (uma jovem vizinha), e afirma que ela visitara a casa mais cedo, entretanto ele ainda estava dormindo. Ele dirige-se ao encontro da garota. Ao se encontrar com ela, a garota está tomando conta de crianças que nadam perto da ponte da vila. Ela queria que ele a acompanhasse até "Opassa Beach" (uma praia próxima à vila) para coletar escamas de uma criatura chamada "Komodo", a fim de confeccionar um colar. Contudo, ele chegou tarde demais ao seu encontro. Ela já arranjara, não por vontade própria, uma ocupação para aquele momento e disse-lhe que o encontraria mais tarde na praia.
       O garoto dirige-se à praia, coleta as escamas e em seguida se reencontra com Leena. Os dois começam a conversar seriamente, fazendo citações de seus passados e questionando o futuro. De repente, Serge ouve uma misteriosa voz chamando-o. Um gatilho de imagens dispara na cabeça do jovem mais uma vez, mas dessa com imagens inéditas e mais misteriosas que as anteriores. Um fenômeno sobrenatural luminoso desmaia o garoto.

Serge surpreendido pelo fenômeno

       Acordando na praia onde (supostamente) estava antes do evento, Serge vê um velho próximo a ele e o pergunta sobre Leena. O velho responde que ela está na vila, tomando conta de crianças como de costume. Mas, para a surpresa do jovem, a garota não o reconhece, embora ache-o familiar. Ele recebe a confusa informação de que um menino chamado "Serge" morreu há 10 anos atrás. Em sua casa, mais uma surpresa o espera. Sua mãe, Marge, não morava mais lá, a casa havia sido vendida há muito tempo.

Interface

       Chrono Cross possui uma interface inédita. As habilidades mágicas são equipadas em uma rede de elementos que vai crescendo e evoluindo conforme o personagem avança em níveis. Essas habilidades, conhecidas como Elementos, são categorizados em 6 tipos por atributo: Branco, Azul, Verde, Amarelo, Vermelho e Preto. Também caracterizadas em níveis, não é em qualquer nível que se pode usá-las. Cada personagem tem um elemento próprio (innate), a quem ele pode levar vantagens e desvantagens em campo de batalha. Por exemplo: se um personagem de innate Azul é atacado por um Elemento Vermelho, o dano será maior que o normal; se o mesmo personagem sofresse ataque de um Elemento Azul, o dano seria bem reduzido.
       No sistema de batalha, o personagem pode dar mais de um ataque em seu turno. Suas ações em campo de batalha consomem Stamina, e ele só terá seu turno novamente quando sua Stamina estiver em um nível adequado para ser gasto novamente. É possível fazer três tipos de ataques físicos:
 - fraco, possuindo uma grande chance de acerto e consumindo pouca Stamina;
 - normal, possuindo uma chance de acerto mais reduzida;
 - forte, possuindo uma chande de acerto ínfima, geralmente por volta de 60% e consumindo mais Stamina.
Sempre que um ataque é efetuado (independentemente do tipo de ataque), a chance de acerto de todos os 3 tipos aumentam para o próximo golpe, caso seja no mesmo inimigo e não sofra interferência de um ataque do oponente.
       Elementos também gastam Stamina, muita, por sinal. Pode haver uma ínfima quantidade Stamina para ser gasta, mas ela pode ser usada para executar uma habilidade especial, contudo, muitos turnos seriam necessários para que sua resistência fosse recuperada.
       O jogo não possui o mesmo sistema de níveis que os jogos de RPG geralmente têm. Em vez de depender de experiência que adquire em batalhas para avançar de nível, todos os personagens do jogo (mesmo os que você ainda não foram recrutados para a equipe) avançam um nível a cada Boss derrotado.

Exemplo de batalha


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Referências bibliográficas:
http://en.wikipedia.org/wiki/Chrono_Cross
Chrono Cross (no próprio jogo)

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